sexta-feira, 3 de julho de 2009

Como é Deus?

Como é Deus?

"Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. " (João 14)

Deus é amor!

O apóstolo João fez está declaração tão simples, mas que, ao mesmo tempo é complexa, viva, eterna, verdadeira e indispensável ao coração-consciência visceral de todo ser vivente: Deus é amor!

Deus é amor!

Deus é amor!

Deus é amor!

Deus é amor!

E o que é amor? Não é fácil definir com palavras, seria como perguntar a um peixe: O que é o oceano? Ora suponhamos que ele responderia: É isso tudo que está ao meu redor, em cima, em baixo e dentro de mim, no qual também é essencial para a minha existência! Pois é, Paulo também não dá uma coisa pronta encadeada, engessada , mas escreveu-viveu desta maneira lindíssima, e deve ser experementada todos os dias. E mais belo e vivo se torna quando lemos sem se deixar usar o "martelo" da lembrança que "bate" com aquele latejamento: Ah, eu já conheço este texto de "cor e salteado", e em toda cerimônia de casamento alguém tem que ler este capítulo inteiro só para enfeitar culto, já tradição... -nós pensamos!

Pois bem, convido você a fazer uma leitura como se fosse uma novidade - e é, e sempre será Novidade-de-vida - algo "alienígena" da nossa literatura bíblica, técnica, e as vezes obrigatória:

----------------------------
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor.
O maior deles, porém, é o amor.

----------------------------

Para concluir. Muitos tentam servir a Deus por medo, interesses materiais, seguro de "vida" contra calamidades, desemprego, doenças, demônios, vícios externos, etc, por culpa, inveja, controle em massa, presunção, por se acharem os santarrões, se proteger, se mostrar, virar estrela gospel, para tentar impressionar a Deus, com medo do inferno... a lista é enorme.

Porém a genuína Fé em Deus é por meio de Jesus Cristo, vivendo-se neste espírito: A fé que atua pelo amor.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.

Agora veja a total ligação visceral do primeiro texto (I Coríntios 13) com toda a vida-humana de Jesus:

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênitoe vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

Então é só isso mesmo, tudo que Jesus disse, Ele viveu, o que Ele ensinou, Ele viveu e interpretou com gestos, ações, emoções, atitudes e palavras veementementes Verdadeiras, libertadoras e, subversivas aos nossos sentidos. Amor esse que se esvaziou de Se mesmo para morrer por nós numa cruz, e ressuscitando em Vida para da mesma maneira morremos e vivermos com Ele! Como diz o Caio: Quando estou livre para morrer, estou livre para viver!

Ame! Ame a Deus! Ame a Jesus no próximo! Ame quem gosta de você, ame os que te odeiam, ame, e ame, pratique o amor assim conforme leste acima e logo irá responder como aquele peixinho:

Amor...? Sei não... é todo esse azul que eu respiro, bebo, me alimento, nado, flutuo, refugio, brinco, moro, durmo e descanso!

Como é Deus?

Olhe para Jesus e verás,

vem e vê!





Até mais!

Danilo Sampaio, do Sertão Nordestino de meu Deus.

Feira de Santana, Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário